fonoaudiologia-forense

A fonoaudiologia forense é uma especialização dentro da fonoaudiologia que aplica conhecimentos e técnicas da área em contextos legais e investigativos. O objetivo principal da fonoaudiologia forense é fornecer informações e análises relacionadas à voz, fala e comunicação humana que possam ser usadas como provas em processos judiciais ou investigações criminais.

Algumas das principais áreas de atuação da fonoaudiologia forense incluem:

  • Identificação de falantes: Através da análise de gravações de voz, os fonoaudiólogos forenses podem ajudar a identificar e comparar falantes, analisando características únicas da voz e do padrão de fala, incluíndo entonação, ritmo, sotaque e articulação.
  • Análise de gravações de áudio: Fonoaudiólogos forenses podem analisar gravações de áudio para detectar manipulações, edições ou adulterações e ajudar na autenticação das gravações.
  • Leitura labial: Fonoaudiólogos com habilidades em leitura labial podem analisar gravações de vídeo para identificar o que uma pessoa está dizendo com base no movimento dos lábios e outras pistas visuais, em um pequeno segmento de gravação.
  • Análise de coerência e veracidade do discurso: Através da análise do conteúdo e estrutura da fala, fonoaudiólogos forenses podem ajudar a determinar a coerência das declarações, auxiliando na identificação de possíveis inconsistências.
  • Avaliação de testemunhas e vítimas: Em alguns casos, fonoaudiólogos forenses podem ser solicitados a avaliar a capacidade comunicativa e cognitiva de testemunhas ou vítimas, especialmente quando há suspeitas de distúrbios da fala ou da linguagem que possam afetar a credibilidade ou compreensão de seus depoimentos.

A fonoaudiologia forense é uma área interdisciplinar, nos laboratórios IBPTECH frequentemente envolve a colaboração com outros profissionais, como linguistas, engenheiros de áudio, especialistas em informática forense, atuando de forma próxima aos operadores do direto.