A leitura labial é utilizada em análises de vídeos para esclarecer palavras ditas e para isso usa a análise visual dos movimentos dos órgãos articulatórios do(s) falante(s). Essa técnica é aplicada em vídeos cujos áudios estão ausentes ou não audíveis o suficiente para que se possa esclarecer qual palavra foi dita.

Para que a análise seja mais eficaz, é importante considerar todo o contexto de produção da fala, a fim de buscar o máximo de recursos possíveis que possam auxiliar na identificação da (s) palavra (s) produzida (s).

É necessário analisar, além dos movimentos realizados pelos lábios e pela língua, as expressões faciais e a linguagem corporal, pois fornecerão pistas complementares para melhor compreensão do conteúdo da fala. É ideal que esse exame seja realizado por um profissional com amplo conhecimento de todos os aspectos da comunicação. Neste aspecto, o fonoaudiólogo contribuí muito devido ao seu amplo conhecimento em Comunicação Humana e, em modo mais específico, em Fonética Articulatória e Motricidade Orofacial, campo de estudo voltado para os aspectos estruturais e funcionais da região orofacial.